quarta-feira, 21 de outubro de 2009

É MESMO CRIME

2009/OUT/20
Semanário "O Crime" não paga a colaboradores
O jornal "O Crime" está em dívida com vários jornalistas que lhe prestaram colaboração. A situação arrasta-se há 15 meses, sem que a empresa manifeste qualquer vontade de a regularizar.
Em causa está o pagamento de retribuições pelos trabalhos prestados, bem como o reembolso de despesas necessárias à realização dos mesmos.

O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) em comunicado hoje divulgado e que a seguir se reproduz na íntegra.

Semanário “O Crime” deve colaborações há 15 meses

1. Jornalistas que prestavam colaboração ao semanário “O Crime” continuam sem receber as respectivas retribuições e despesas, em dívida desde Março do ano passado, violando o elementar direito à remuneração do trabalho e abusando da posição de fragilidade em que aqueles profissionais se encontram.

2. Em causa está o pagamento de colaborações de vários meses (pelo menos Abril a Agosto), a que aquele semanário não procedeu, bem como a falta de reembolso de despesas necessárias à realização dos trabalhos, levando à recusa de prestação de trabalho por jornalistas em regime de colaboração nomeadamente nas regiões de Braga e de Coimbra.

3. Ao longo de todo este tempo, a empresa ignorou ostensivamente todas as abordagens com vista à regularização da situação efectuadas pelos jornalistas lesados e pelo SJ, tendo passado a acordar trabalhos com outros colaboradores.

4. Trata-se de uma situação inaceitável que deve ser regularizada imediatamente, pois atenta contra os mais elementares direitos de quem presta trabalho e constitui uma prática de concorrência desleal que os próprios empresários do sector deveriam combater.

Lisboa, 20 de Outubro de 2009

A Direcção

Sem comentários: