quinta-feira, 18 de junho de 2009

PREGAÇÃO


Vou na estrada e tenho visões
não saio de Vilar do Pinheiro
e tenho visões
até tive de comprar um caderno à pressa
porque este está a acabar
faço feliz o homem da papelaria
os meus melhores poemas
não são aqueles que recebem mais palmas
os meus melhores poemas
não são aqueles que falam de sexo e mamas e gajas
se bem que alguns possam referir-se a isso
os meus melhores poemas
são aqueles que tocam a coisa
que chegam a Deus
seja lá o que isso for
às vezes, como há bocado,
vou na rua e vem-me uma ideia
não me vou pôr no meio da rua a escrever
e daí até nem sei
o que eu sei é que para chegar ao céu
é preciso passar pelo inferno
os gatinhos mamam e isso é o céu deles
e, ás vezes, em poucos minutos
vivem-se milénios
para chegar ao céu
não preciso de sair de Vilar do Pinheiro
nem sequer do meu jardim
e é isto que te queria dizer
e é isto que importa dizer
e é isto a vida
nada mais
foi para isto que viemos ao mundo
quando nascemos
também viemos de graça
não temos de pagar a ponta de um corno
pela vida
e é isto que os gajos não querem
que se diga
e é isto que importa dizer agora
e nada mais tenho a dizer
acabou o discurso
acabou a pregação
mas o caderno ainda não.

Sem comentários: