quinta-feira, 17 de julho de 2014

O POETA MALDITO

Leio Dostoievski, "O Eterno Marido". Em Santo Tirso ainda se recordam do meu pai, antigo presidente da Assembleia Municipal. Não segui os passos do meu pai. Não sou o senhor engenheiro, respeitado, respeitável. Sou antes isto. Um poeta maldito, aquele que se revoltou, que fez umas asneiras, que se embriaga. Apesar de tudo, aqui em Vilar do Pinheiro, as pessoas respeitam-me. Sou o senhor que lê e escreve. Que passa as tardes nisto. Que vai conhecendo umas miúdas. Que fala com elas. Que, de vez em quando, as beija. Que está quase sempre teso. Que vai tendo umas namoradas mas que não pode assumir grandes compromissos. 
Vou construindo uma história. Tenho os meus livros. Os que leio e os que escrevo. Tenho os meus filmes. Não sou um cidadão comum. Não me adaptei à vidinha. Não segui a linha recta. Apanhei patadas. Já quando era puto era diferente dos outros. Pensava muito. Como agora. Dizem que tenho bom coração mas tenho também a raiva. Parto coisas. Rebelo-me contra Deus como Lúcifer. Consigo ser o mais louco dos homens. Na verdade, pouco ou nada tenho a perder. Tenho o meu lado aventureiro. Não embarco em rotinas. Aliás, a rotina mata-me, deprime-me. Não conseguiria levar a vida desta gente. Trabalho, praia, filhos, obrigações. Já andei com gajas completamente loucas, no bom e no mau sentido. Vivo os livros, vivo muito dos livros. John Fante, Dostoievski, Bukowski, Henry Miller. Se não fossem os livros já teria dado um tiro na cabeça. Não saberia como preencher o tempo, como combater a solidão. É claro que observo as pessoas, sempre de um lado para o outro, sempre apressadas, à procura não sei do quê. Não consigo entender esta gente. Vêm ao mundo trabalhar, cumprir tarefas. Não vivem como os poetas, como alguns poetas. Passam a vida a pensar no dinheiro, na sobrevivência. Não gozam a vida na sua plenitude. Como eu contigo em Santo Tirso na festa do santo. Beber até ser dia. Não, não sou como eles.

Sem comentários: