domingo, 24 de abril de 2011

NUCLEAR NÃO, OBRIGADO!


Em Tóquio, milhares disseram “adeus” ao nuclear
24.04.2011
AFP

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro de Tóquio para dizer “adeus” ao nuclear e pedir o desenvolvimento de energias renováveis, depois do acidente na central de Fukushima 1, há mês e meio.

Erguendo cartazes onde se lia “Bye Bye Genpatsu” (Adeus nuclear), os manifestantes desfilaram pelas ruas da capital, a partir do Parque de Yoyogi. Entre os participantes, crianças e famílias inteiras.

“Estamos preocupados. Antes de Fukushima, nunca pensei nisto. Mas agora precisamos fazê-lo, pelos nossos filhos”, explicou Hiroshi Iino, 43 anos, que veio à manifestação por uma “mudança de energia” com a sua mulher e os dois filhos, com cinco e nove anos.

Esta é a segunda vez que Yoko Onuma, professora de 48 anos, desde às ruas para se manifestar, desde o acidente com a central nuclear de Fukushima 1. “Antes, não tinha consciência dos perigos do nuclear”, disse. “Mas hoje, é preciso mobilizar todas as pessoas, como aconteceu em outros países, como na Alemanha, por exemplo”.

Para Junichi Sato, director-executivo da organização Greenpeace no Japão e um dos organizadores da manifestação, a mobilização relativamente fraca no país até agora explica-se com o drama dos 28 mil mortos e desaparecidos no sismo e tsunami de 11 de Março. “Até aqui, a prioridade estava concentrada nas vítimas”, explicou. “No estrangeiro, a problemática era diferente. Agora, o debate energético vai subir de tom” no Japão.

A poucos quilómetros, uma outra manifestação. Organizada com o slogan “Anti-Tepco” – nome da empresa operadora da central nuclear -, a marcha saiu do Parque de Shiba e reuniu alguns milhares de pessoas.

A questão de uma eventual saída do nuclear ainda não foi debatida abertamente no palco político japonês. “Não podemos passar sem energia nuclear mas devemos reflectir nos planos e no calendário de construção das nossas centrais”, comentou na sexta-feira o número dois do partido de centro-esquerda no poder, Katsuya Okada.

A energia nuclear representava, antes do tsunami de 11 de Março e a suspensão do funcionamento de uma dezena de reactores, perto de 30 por cento da electricidade consumida no Japão. A Tepco estima que serão precisos nove meses para pôr um fim à crise nuclear.

Sem comentários: