terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Hoje dormi a tarde toda
também andava a dormir pouco
ontem o "Pinguim" estava cheio
e tive uma boa recepção
já estou com as provas do livro
mais um para a colecção
o álcool dá-me problemas de enjoo
e o poema está uma merda
estou no café da senhora bonita
e o pessoal discute crimes
não apareci na TVI
e, por isso, não sou uma estrela
cada vez mais me comparam ao Joaquim
ontem no "Pinguim" foi assim
bebo e, por enquanto,
não há sintomas
vou bebendo até ficar fodido
não sou o Joaquim
mas sigo-lhe os passos
é o meu destino
é o meu fim
os outros dizem os meus poemas
e eu não arranjo namorada
a senhora fala do desperdício da vida
é muito simpática
apesar de dizer mal do Saramago
hoje poderia ter ido ao cinema
ver o "Capitalismo"
do Michael Moore
mas fico aqui a beber cervejas
vida de poeta
o que se há-de fazer?
Não sou daqueles
poetas bem comportadinhos
que vão às conferências
e se dão com os ministros
e com os presidentes de Cãmara
sou do outro lado
do lado do Jim
do lado do Joaquim
há mais de vinte anos
que é assim
nem sequer tenho tido
depressões
e o álcool voltou a bater
aqui no café
da senhora bonita
bebo cervejas
e não tenho de me
preocupar com as horas
dormi a tarde toda
e a manhã
hoje só tenho de rever
as provas do livro
já estão meias revistas
a TV dá futebol inglês
e dá gosto ver a bola entrar
gosto de futebol-espectáculo
não o posso negar
não tenho que ser anti-futebol
às vezes sou
mas isso faz parte
da roupagem do poeta maldito
como me chamaram na rádio
o àlcool bate
e eu continuo a beber
não é como ontem
que andava a chá
a saúde já não é famosa
uso uma máscara para dormir
ich bin ein dichter
ando a estudar alemão
mas não me esforço nada
o Rocha reapareceu
no "Orfeuzinho"
já sentia a falta dele
também entra no livro
"Um Poeta no Piolho"
como o Do Vale
estão convertidos ao estrelato
e um gajo bebe
se não dá a uns
dá a outros
só se fala de futebol
do preço dos jogadores
e um gajo bebe
nem sequer lê
só o jornal
e o poema chega ao fim
já chateava.

"Nova Onda", 1.12.2009

Sem comentários: