quinta-feira, 27 de novembro de 2008

OS BANQUEIROS PROVOCAM A CRISE E DEPOIS RECEBEM O CACAU E AS BENESSES DO ESTADO


Ministério das Finanças
Governo aprova concessão de garantia ao BES e à CGD
27.11.2008 - 20h27
Por PÚBLICO
Daniel Rocha (arquivo)

O anúncio foi feito em comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
O Ministério das Finanças deu hoje luz verde à concessão de garantias ao Banco Espírito Santo (BES), no valor de 1,5 mil milhões de euros, com prazo de três anos, e à Caixa Geral de Depósitos (CGD), no valor de dois mil milhões de euros, pelo mesmo prazo.

O anúncio foi feito em comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O pedido do BES visa o “cumprimento das obrigações de capital e de juros no âmbito de um empréstimo obrigacionista”. Já a CGD não definiu, ainda, prazos ou formas específicas de utilização da garantia.

"Na sequência do comunicado emitido em 24 de Outubro de 2008, o Banco Espírito Santo, S.A. informa ter sido hoje notificado do Despacho n.º 1024/08-SETF, do Senhor Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e ainda não publicado em Diário da República, que autoriza a concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das obrigações de capital e de juros no âmbito de um empréstimo obrigacionista a emitir pelo BES, no montante de até Euro1.500.000.000,00, com prazo de 3 anos", refere o comunicado do BES à entidade reguladora. Desta forma, o BES poderá obter financiamentos no mercado interbancário internacional com a garantia do Estado português.

Também em comunicado divulgado no site da CMVM "vem a Caixa Geral de Depósitos, S.A. divulgar que o pedido de concessão de garantia pessoal dirigido por este banco ao Estado Português, no âmbito da Lei 60-A/2008, de 20 de Outubro, e da Portaria 1219-A/2008, de 23 de Outubro de 2008, foi decidido favoravelmente. O Despacho n.º 30830- A/2008 do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, que autoriza a concessão da garantia para um montante máximo de 2 mil milhões de euros, encontra-se publicado no Diário da República, 2ª série - N.º 231, de 27 Novembro de 2008". A Caixa poderá assim contrair empréstimos no mercado interbancário com a garantia do Estado português, o que facilita a obtenção de financiamento.

www.publico.clix.pt

1 comentário:

Claudia Sousa Dias disse...

é a roubalheira descarada, ao bolso do Zé Povinho...


CSD