sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COOPERAÇÃO EM VEZ DE COMPETIÇÃO

"O Homem não é um ser cujos únicos objectivos na vida são comer, beber e encontrar um refúgio para se abrigar. Uma vez satisfeitas as necessidades materiais, outras necessidades se fazem sentir que, de uma maneira geral, se podem definir como sendo de natureza artística." (Kropotkine)
O homem necessita da arte, da criação, da filosofia. Não se pode satisfazer com o comer, beber, com o ganhar a vida. O homem precisa de elevação, de altura, de desenvolver a sua vida interior. Daí a urgência da hybris, da festa, da loucura mas também do conhecimento, da descoberta.
No mundo capitalista o trabalho é quase sempre desagradável e penoso mas, segundo Kropotkine, se o trabalho fosse livre o homem ficaria satisfeito. Por outro lado, contrariamente ao que se possa pensar, tem sido a cooperação e o trabalho comum e não a competição e a luta pela vida que têm feito progredir as espécies e, consequentemente, o ser humano. Portanto, é falsa a ideia de que a competição e a luta pela existência sejam factores positivos. Antes pelo contrário, têm destruído o ser humano, transformando a vida numa guerra, numa corrida onde uns se atropelam aos outros.

Sem comentários: