quarta-feira, 6 de março de 2013

VIVA CHÁVEZ!

Morreu Hugo Chávez. Morreu um revolucionário que sempre fez frente ao capitalismo e ao imperialismo, mesmo que não concordemos com algumas das suas posições. Morreu Hugo Chávez mas o seu legado fica. Agora o Obama, os imperialistas e os mercados querem meter as patas na Venezuela. Mas o povo venezuelano, os pobres, os injustiçados que Chávez ajudou não vão deixar. Acreditamos. De qualquer maneira, está aberta a guerra entre as forças da revolução e da utopia e os Obamas, as Merkels, os Cavacos, os Passos e os Gaspares. Assim seja.

2 comentários:

rapaz disse...

como é possível!?

não é necessário ler muito para saber que:

'1. O Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, está casado com Marlenys Contreras de Cabello, que também é Deputada. A sua irmã, Glenna Daboin, é a Embaixadora da Venezuela na ONU. O seu irmão, José David Cabello, foi Ministro das Infraestruturas, é agora o chefe da Autoridade Tributária da Venezuela (a SENIAT) e tem poder discricionário sobre a colecta de impostos.

2. O Vice-Presidente, Nicolás Maduro, está casado com Cilia Flores, que é a Procuradora-Geral da Venezuela.

3. O irmão do agora falecido Hugo Chávez, Adán Chavez, foi Ministro da Educação no Governo do seu irmão, e é agora o Governador do Estado de Barinas. O outro irmão (mais novo) de ambos, Aníbal José Chávez, é o actual Presidente da Câmara de Sabaneta, no Estado de Barinas, governado por seu irmão Adán. O pai dos Irmãos Chávez, Hugo de los Reyes Chávez, foi um importante dirigente político regional do COPEI (Democrata Cristão) e quando o seu filho Hugo tomou o Poder, passou a ser o Governador do Estado de Barinas, antes de transmitir o governo estadual ao seu filho Adán.

4. A fortuna familiar da família Chávez tem crescido. Mansões, jactos privados, yates, etc... Estima-se em cerca de 1 bilião de dólares a fortuna controlada pela família Chávez. Um relatório datado de 2010 da Criminal Justice International Associates (CJIA), faz uma caracterização dessa fortuna. A maioria dos seus proventos proveio de comissões ligadas aos negócios relacionados com o Petróleo, cuja indústria, está sob controle estatal, isto é, até agora, nas mãos do círculo íntimo de Chávez. O Director da CJIA, Jerry Brewer, estima que desde que Hugo Chávez chegou ao Poder, em 1999, mais de 100 biliões de dólares de receitas petrolíferas foram desviados para uma vasta rede de corrupção, presente em todos os sectores da vida venezuelana. A PDVSA (companhia petrolífera nacional da Venezuela) arrecadou cerca de 1 trilião de dólares de receitas desde 1999. Apesar de toda a retórica, os USA são o principal parceiro comercial da Venezuela e o seu principal importador petrolífero.

5. 60% dos venezuelanos vive em estado de pobreza. 90% das exportações da Venezuela provêm do Petróleo. A economia venezuelana está, apesar disso, em pré-colapso. A Venezuela, tanto agora, como desde o século XIX, assenta num sistema oligárquico de apropriação de rendas e a sua economia é apenas de natureza extractiva.'

A. Pedro Ribeiro disse...

Isso é mentira. Chávez foi um grande revolucionário, um grande homem. Não venhas com as unhas imperialistas.