segunda-feira, 25 de abril de 2011

REPRESSÃO NA SÍRIA


Tanques e tropas entraram na cidade de Deraa, na Síria
25.04.2011 - 10:17 Por PÚBLICO

Votar
|
0 votos
1 de 1 notícias em Mundo
A cidade de Deraa, no Sudoeste da Síria, amanheceu esta segunda-feira com a entrada de militares e tanques leais ao regime de Bashar al-Assad que abriram fogo sobre a população.
Protestos em Damasco (Reuters)

A cidade é um dos pontos mais fortes de protesto contra o regime. Segundo grupos já foram mortas 350 pessoas desde o começo das revoltas, diz a Reuters, mas este fim-de-semana tem sido especialmente sangrento. No domingo, morreram pelo menos 13 pessoas na cidade de Jabla, adiantou a BBC News.

Testemunhos à AFP dizem que ao início da manhã desta segunda-feira entrou na cidade de Deraa uma força militar de 3000 homens. Com tanques a colocarem-se no centro da cidade e com atiradores a irem até aos telhados das casas.

“Há corpos deitados nas ruas e não conseguimos recuperá-los”, disse um dos activistas citados pela AFP.

Segundo um outro activista, citado pela televisão Al-Jazeera, as tropas estão a disparar. “Os homens estão a disparar em todas as direcções e estão a avançar atrás dos tanques que os protegem”, disse Abdullah Al-Harriri.

Também as cidades de Damasco e Durma estão a ser invadidas pelas forças militares, adianta a Reuters. Uma jornalista da Al-Jazeera defende que esta segunda-feira marca uma diferença no comportamento do regime que desde há um mês tem vindo a ser contestado nas ruas das cidades.

Até agora as forças militares estavam a reagir aos protestos. “Hoje, estamos a ver uma táctica diferente com os militares a entrarem nas cidades”, disse Rula Amin, que obteve testemunhos de pessoas que viram os militares a entrarem e a vasculharem nas casas e a fazerem prisões.

Os revoltosos “esperavam que os militares não fossem envolvidos”, disse. “E sentem que isto é apenas o início de uma repressão muito séria.”


www.publico.clix.pt

Sem comentários: