sexta-feira, 18 de março de 2011

A POESIA NO PORTO

Porto oferece poesia para todos os gostos

18 de Março de 2011, 12:12

No Porto não há dia certo para a poesia. São vários os espaços da cidade, de cafés a instituições culturais, que organizam certames onde se pode ouvir mais também ler-se poemas. A oferta é grande e o SAPO foi conhecer mais pormenores sobre algumas sessões onde a poesia é a protagonista.

Clube Literário do Porto: poesia para todos os gostos

Em plena Rua Nova da Alfândega, o Clube Literário do Porto promove quatro tertúlias de poesia que se realizam em diferentes dias do mês.

O SAPO acompanhou a sessão “Poesia de Choque” que se realiza na terceira quinta-feira de cada mês. Na última sessão, foi lançado o livro “Nietzsche, Jim Morrison, Henry Miller, Os mercados e outras conversas”, de António Pedro Ribeiro. O escritor é dinamizador da sessão juntamente com Luís Carvalho.

Ainda no Clube Literário do Porto, as "Quartas Mal´Ditas" acontecem na primeira quarta-feira de cada mês. Na segunda quinta-feira, decorre a "Quinta Essência". No terceiro sábado do mês, realiza-se o "Portugal Poético".

“Todas estas tertúlias têm um tema mas são abertas ao público. Se alguém levar um poema sobre o tema da sessão, pode recitá-lo ou dizê-lo”, explica Isabel Damião, programadora cultural do Clube Literário do Porto.

Livraria Poetria: “as pessoas voltam sempre à poesia”

A Poetria, livraria especializada em poesia e teatro, realiza recitais desde 2003. Uma vez por mês, o público pode ouvir poemas no histórico Café Progresso ou, mais recentemente, no espaço cultural No Feminino com.

As sessões são sempre subordinadas a um “tema, autor ou efeméride”, explicou ao SAPO Dina Ferreira proprietária da Poetria, que fica na Rua das Oliveiras. A programadora dos certames tem uma equipa de colaboradores (diseurs) que recitam os poemas.

“O público adere ou não de acordo com a qualidade do dizer”, defende Dina Ferreira. “A poesia está muito perto das pessoas e às vezes até responde a problemas”, descreve Dina Ferreira, acrescentando que “o público mantém-se fiel aos recitais com tendência para aumentar”. “Se for feito com qualidade, as pessoas voltam sempre à poesia”, garante.

Café Pinguim: livros espalhados pelas mesas

Há 23 anos o Café Pinguim, na Rua de Belmonte, promove tertúlias de poesia, sendo um dos estabelecimentos do Porto que há mais tempo se dedica a promover leituras de poemas. Todas as segundas-feiras, o actor Rui Spranger é responsável pela organização da tertúlia “mas as pessoas podem intervir”, referiu Paulo Pires, gerente do Pinguim.

“Espalhamos os nossos livros em cima da mesa e as pessoas podem escolher poemas que querem ler”, explicou o responsável. “Algumas pessoas também pedem ao Rui para lerem os poemas”, conta Paulo Pires. Recitar poesia é uma arte e, por isso mesmo, o Pinguim tem planos de promover “minis oficinais de diseur”.

Maria vai com as outras: nova tertúlia ainda este ano

A loja e café Maria vai com as outras, na Rua do Almada, começou a realizar em 2006, as Noites Mal Ditas, num ambiente informal, “de partilha de poemas, publicados ou não”, disse Ana Caeiro, uma das sócias do espaço.

Depois de também promoverem “noites mais formais com autores convidados”, o Maria vai com as outras está a preparar uma nova agenda de tertúlias artísticas e também de noites de leituras informais de poesia ainda para este ano, adiantou Ana Caeiro.

No roteiro da poesia no Porto, entram ainda o Teatro do Campo Alegre que promove uma vez por mês as Quintas de Leitura, o espaço cultural Labirintho ou a livraria e café Gato Vadio que também organizam tertúlias de poesia.

@Alice Barcellos



sapo.pt

Sem comentários: