domingo, 6 de março de 2011

ALGO ESTÁ MESMO A MUDAR TAMBÉM NESTE PAÍS


Votos do “povo” dão vitória aos Homens da Luta no Festival RTP da Canção
06.03.2011 - 12:42 Por Hugo Torres

Os Homens da Luta vão a Düsseldorf, na Alemanha, cantar “contra a reacção”. O “povo” que assistiu de casa ao Festival RTP da Canção escolheu Luta é alegria para representar Portugal na primeira semifinal do Festival da Eurovisão, a 10 de Maio. Os votos por telefone contrariaram o júri e quem estava no Teatro Camões.
Homens da Luta vão cantar à Alemanha “contra a reacção” (Foto: João Cortesão/nFactos/arquivo)

São os barcos de Lisboa, canção de Carlos Massa interpretada por Nuno Norte, seria a vencedora da noite, se a decisão coubesse apenas aos jurados dos 18 distritos do país, e ainda dos Açores e da Madeira. No entanto, o peso da opinião dos telespectadores na escolha final (metade) foi fundamental para a vitória da dupla de humoristas.

Os Homens da Luta foram os preferidos de 26 por cento dos votantes por telefone, muito à frente de Rui Andrade, o segundo mais votado, que obteve 12 por cento. “Quero agradecer a todo o povo que votou em nós, pá. Gastou 60 cêntimos mais IVA para dar a taça aos Homens da Luta. Camaradas! A taça é do povo, pá”, atirou Jel, antes da actuação que fechou a emissão, contra as vaias da plateia.

A escolha desagradou ao público que marcou presença no Teatro Camões, em Lisboa, ontem à noite. Metade da plateia esvaziou mal os Homens da Luta foram anunciados como os representantes portugueses no Festival da Eurovisão deste ano. Os que ficaram encheram a sala com apupos, abafando as parcas palmas que se ouviram.

“Camaradas, pá, a todos aqueles que gostam muito obrigado, a todos aqueles que não gostam mais obrigado ainda, camaradas, pá! A luta é alegria, pá! É alegria, camaradas, pá! E nós vamos à Alemanha mostrar isso, que Portugal não é só fado, pá”, reagiu Jel, que dá voz aos Homens da Luta encarnando uma personagem, Neto.

Vasco Duarte, que de guitarra em punho responde pelo nome de Falâncio, também respondeu à plateia descontente com a reviravolta no resultado: “O que nos interessa sempre, camaradas, é o voto do público. E povo sabe que os Homens da Luta estão sempre com ele. Viva o povo! Vivam os Homens da Luta! Viva a luta em Portugal, camaradas!”

Os Homens da Luta exploram a música como espaço de intervenção, mas também como forma de caricaturar um anacronismo que reconhecem nessa forma de reivindicação. Atiram para os dois lados. Mas Vasco Duarte, que escreveu a letra desta canção, fez cara séria para a dedicatória: “A música dos Homens da Luta é dedicada ao povo. E àqueles que estão desempregados e passam mal no nosso país.”

Luta é alegria estava a concurso com mais 11 canções. Na Alemanha estará entre 19, na primeira noite da edição deste ano da Eurovisão. É mais uma etapa que os Homens da Luta terão de passar, se quiserem estar na final de Düsseldorf, a 14 de Maio. A segunda semifinal acontecerá a 12 do mesmo mês.

Sem comentários: