segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ODISSEIA NA CARLOS TEIXEIRA


Estou em Braga
e voltei a escrever
poemas
os cães ladram
lá fora
é noite
são 5,30 da madrugada
e tenho vinho do Porto
à mão
vou bebê-lo
sou poeta
ninguém me tira isso
tenho versos menores,
é certo
mas este não é
um deles
a minha mãe
chora às vezes
tem medo
que eu vá preso
que seja novamente
chamado a tribunal

mas eu prossigo
às vezes até tenho medo
confesso
outras não
sou destemido
é aquela coisa
da liberdade,
sabes,
da justiça
que aprendi com o Carlos
com o Jaime, com o Joaquim
e com o meu pai
não são os grandes
que me assustam,
sabes,
a esses enfrento-os
com a caneta
é antes o peixe médio
aquele que se dissimula
e se esconde à espreita
aquele que se atira a ti
que te abocanha
quando estás fraco
a cambalear
ou te espeta
com as psicólogas
do sistema
com a estória
de que tens de
arranjar emprego
para sobreviver
mas tu desde a escola
que contestas as notas
desde a Faculdade
que pões a máquina
em causa
não és um "10"
nem um "15"
não é por isso
que és melhor
nem pior
essas coisas
que te têm
vendido
do dinheirinho
da moral
não fazem sentido,
sabes,
nunca serás merceeiro
ficaste com horror
às contas
dizem que és
um homem livre
e provavelmente
têm razão
dizem até
que tens atitudes delirantes
mesmo quando
estás aparentemente
sóbrio
e bebes vinho do Porto
apesar de estares em Braga
és poeta, porra!
É isso que és
bebes a isso
há coisas que dizes
que, por algum tempo,
influenciam alguns

no outro dia
estavas na Poesia de Choque
as pessoas de olhos
vendados
e o fogo queimou
a "Carta à Minha Mãe"
há realmente coisas
que só podem vir
do céu ou do inferno
as tuas experiências
como vocalista
não resultaram
mas estás aqui vivo
és do rock
e das amigas

são seis da madrugada
e bebes
os cães ladram
abres a janela
à procura do sol
ainda não veio
vais sair de casa
bem cedo
ou, se calha,
voltas para a cama
não sabes
o tempo é teu
"és o homem da liberdade",
já dizia o Jim
e tu segues-lhe os passos
as mulheres bonitas
interessam-se por ti
mas tu pesas
quase 100 quilos
não és o "sex-symbol"
és a Mana Calórica
e bebes só
às 6 da manhã
a Gotucha está na cama
e tu estás
em Jesus

já não és
o puto tímido
que não falava
que tinha vegonha
das meninas
já não és o estudante
das boas notas
a Matemática e a Inglês
és este
que está aqui
a celebrar o dia
que ainda não vem
bebes
tens qualquer coisa
talvez alguns
não te levem
a sério
por causa
dessa imagem
de alcoólico
que cultivas
estás-te nas tintas
és o homem da liberdade
tal é a tua graça
e a tua desgraça
não tens filhos
mas ainda queres
deixar descendência
não podes sustentá-los
mas podes ensiná-los
como um filósofo
às vezes ouves
as crianças e os jovens
de hoje
mas ainda não
os compreendeste
tens de dedicar-lhes
mais tempo
tens de pensar
na revolução
não só na presente
mas também na futura
mesmo que não chegues lá
estás no Egipto
e estás aqui
as palavras caem
mas tu não.


Braga, rua Carlos Teixeira, 21 R/C Esq, 4.2.2011

Sem comentários: