sábado, 22 de janeiro de 2011

REVOLUÇÃO TAMBÉM NA ALBÂNIA



Oposição albanesa promete novas manifestações e 1.º ministro acusa-a de desejar "cenário à tunisina"
Tirana, 22 jan (Lusa) - A oposição albanesa prometeu hoje realizar novas manifestações contra o governo de Sali Berisha, que acusa os adversários de d...



Oposição albanesa promete novas manifestações e 1.º ministro acusa-a de desejar "cenário à tunisina"
Tirana, 22 jan (Lusa) - A oposição albanesa prometeu hoje realizar novas manifestações contra o governo de Sali Berisha, que acusa os adversários de desejarem um «cenário à tunisina» para o derrubarem, no dia seguinte ao de uma manifestação que causou três mortos em Tirana.

"Após o luto vamos recomeçar os protestos", declarou à agência noticiosa francesa AFP o dirigente da oposição socialista e presidente da Câmara de Tirana, Edi Rama, sem precisar quando.

Os dirigentes da oposição devem assistir hoje ao enterro, perto de Tirana, de uma das três vítimas de sexta-feira, Hekuran Deda, de 45 anos.

As duas outras vítimas encontram-se ainda na morgue de Tirana e a data do enterro não está marcada, declarou a porta-voz do Partido Socialista, Armela Ymeraj, justificando o porquê da data das novas manifestações ainda não estar marcada.

As três vítimas, manifestantes, foram mortas a tiro durante uma manifestação da oposição perante a sede do governo em Tirana.

As palavras de ordem dos organizadores pediam a demissão do primeiro-ministro Berisha e eleições legislativas antecipadas.

Na noite de sexta-feira para hoje, Berisha acusou Rama de querer "montar um golpe de Estado violento, imaginando um cenário à tunisina para a Albânia".

"Ele e estes bastardos de Ben Ali albaneses imaginaram para vós, cidadãos da Albânia, o cenário da Tunísia", adiantou Berisha.

O presidente tunisino Zine El Abidine Ben Ali, há 23 anos no poder, teve de abandonar o país no dia 14, depois de um mês de tumultos que causaram mais de uma centena de mortos.

"Segundo este cenário, as pessoas deviam entrar na sede do governo, tomar o Parlamento e as instituições" em Tirana, disse ainda Berisha.

A manifestação de sexta-feira juntou 300 mil pessoas, segundo a oposição, 20 mil de acordo com os media e participantes. A polícia, que anunciou 113 detenções, não deu números.

"A responsabilidade do que se passou cabe aos organizadores do cenário tunisino", disse Berisha, afirmando que as três vítimas foram "mortas por armas de pequeno calibre, pistolas", quando "a polícia não tem tais armas".

A procuradoria albanesa abriu um inquérito para estabelecer as circunstâncias das mortes.

A oposição nunca reconheceu os resultados das legislativas de junho de 2009, acusando Berisha de fraudes.

PAL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/fim

Sem comentários: