domingo, 16 de janeiro de 2011

COELHO E CAVACO

Coelho acusa Cavaco de sofrer de “amnésia” por não se lembrar como comprou a casa de férias
15.01.2011 - 17:32 Por Idálio Revez

Votar
|
3 votos
7 de 15 notícias em Política
« anteriorseguinte »O candidato da ilha da Madeira puxou dos galões de deputado para que a GNR o deixasse fazer campanha, frente à casa Gaivota Azul, na praia da Coelha, em Albufeira.
O candidato Cavaco Silva “sofre de amnésia” quando se trata de explicar como adquiriu o seu património pessoal. A acusação parte do candidato José Manuel Coelho que se deslocou ao Algarve para conhecer a casa de férias do adversário, junto à praia da Coelha, em Albufeira. “Há coisas que ele devia explicar aos portugueses”, disse, sublinhando que o que transpira para a opinião pública é que a casa Gaivota Azul foi obtida de uma “forma muito nebulosa”, e o assunto, sublinhou, não deve ser ignorado.

José Manuel Coelho diz que casa algarvia da família Cavaco Silva é “uma vivenda grande, mas também não é assim uma vivenda descomunal”. A propriedade – uma moradia de três pisos (seis quartos, piscina e um quintal com 1600 metros quadrados, “não está em causa, o que está em causa a maneira suspeita como a adquiriu”. O que levou a chamar a atenção para este facto, acrescentou, “foram as dúvidas que se levantaram, e aquilo que as pessoas comentam”. No local, viu-se confrontado com as reticências colocadas pelo guarda a GNR, a prestar serviço de segurança à vivenda. O agente da autoridade lembrou que a zona é reservada só a moradores e “pessoal autorizado”, mas quando o candidato puxou pelos galões de deputado da Assembleia Legislativa da Madeira, não levantou obstáculos

A revista Vião, na última edição, relata que o candidato apoiado pelo PSD e CDS tem por vizinhos Oliveira e Costa e Fernando Fantasia, destacadas figuras da Sociedade Lusa de Negócios (SLN). No que diz respeito à forma como comprou a casa, o Presidente da República disse não se recordar em que cartório assinou a escritura, quando foi confrontado com o facto da propriedade não figurar nos registos da Conservatória do Registo Predial de Albufeira, nem cartório notarial. “As pessoas dizem aqui, no Algarve, que a casa foi oferecida pela SLN, e isso deve ser esclarecido”, insiste o adversário. “As pessoas falam, mas o senhor professor não esclarece, lança a dúvida nos portugueses”.

O candidato da ilha da Madeira, aludindo ao facto de Oliveira e Costa, ex-presidente do BPN, ser seu “vizinho e amigo”, socorreu-se de um aforismo para lançar suspeitas: “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”. As dúvidas, acrescentou, não devem ficar para esclarecer só depois das eleições. José Manuel Coelho pretende que os “portugueses reflictam sobre a corrupção” essa foi a razão que deu, em declarações ao PÚBLICO, para ir conhecer a casa Gaivota Azul.

O elemento da GNR, de serviço no local, num primeiro momento, procurou impedi-lo de fazer campanha, mas depois acabou por não colocar quaisquer obstáculos. “O senhor disse – você não está autorizado a andar aqui”, contou. José Manuel Coelho contrapôs: “Oh meu amigo, você mostre-me onde é que isso está escrito, eu como deputado até posso circular em lugares condicionados, sou deputado à Assembleia Legislativa da Madeira. Diga ao seu superior hierárquico que houve uma página do livrinho que ele não leu, porque não me pode impedir de estar aqui”. O elemento da autoridade “compreendeu” e o candidato debitou a sua mensagem.

www.publico.clix.pt

Sem comentários: