sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A GRÉCIA EM LUTA


Grécia paralisada pela maior greve geral

Protesto
Ontem
A Grécia esteve quase paralisada, ontem, quarta-feira, devido à greve geral, convocada pelas grandes centrais sindicais para criticar as medidas rigorosas adoptadas pelo Governo socialista para tirar o país de uma crise financeira sem precedentes.
Não houve transportes, os serviços públicos e escolas estiveram fechados. Hoje, não haverá jornais.
No centro de Atenas houve mesmo confrontos entre jovens e a Polícia, que utilizou gás lacrimogéneo. Manifestantes, com capacetes, tentaram aproximar--se dos grandes hotéis do centro da capital e a Polícia entrou em acção para os impedir. Os jovens lançaram coquetéis molotov contra os policiais e atingiram algumas lojas, antes de correr para a Universidade de Atenas. A paralisação dos transportes aéreos e marítimos começou logo à meia-noite, assim como em quase todos os serviços ferroviários.
Os autocarros e o metro funcionaram em Atenas para levar os grevistas para as manifestações programadas pelos sindicatos no centro da capital a partir do meio-dia. Os taxistas não aderiram à greve.
A greve provocou o fecho de escolas, serviços públicos e tribunais, bancos, hospitais e até grandes empresas do sector público funcionaram a meio gás.
O país também esteve privado das informações nas rádios e canais de televisão, já que o Sindicato de Jornalistas aderiu ao movimento e decidiu punir quem furasse a greve.
Jornal de Notícias 25/2/2010

Sem comentários: