quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MAIS UMA ODE A BRAGA


Felizes vós, os que permaneceis em Braga
feliz eu que bebo uma "Carlsberg"
na "Brasileira"
felizes vós, mulheres que circulais
isto é a minha vida
isto deveria ser sempre a minha vida
assim sem trabalhos
nem obrigações
a escrever
a observar o mundo
a viver o instante
é aqui que eu quero estar
é aqui que me sinto em casa
é aqui que me sinto uma estrela
mesmo que já quase ninguém me conheça
mesmo que a Gotucha não esteja
é aqui que bebo cerveja
que sou o homem à mesa
é aqui que sou o poeta
afastai-vos, homens da norma!
Afastai-vos, arautos da social-democracia
e da moderação
e da ponderação
e da esquerda bem-comportadinha!
Não estou para vós!
Não faço coligações
nem acordos parlamentares
não estou à venda!
Estou em Braga
é aqui que quero estar
cresci aqui
enfrentei a noite aqui
saboreei a liberdade aqui
amei aqui
torno-me eu mesmo aqui
não preciso de Obamas
nem de Xananas
posso dizer
com toda a força:
eu não me converti!

Estou a percorrer o caminho
desde os 15 anos
a paz e o amor
a mulher sagrada
depois o Rei Lagarto
o espírito livre
Marx Bakunine
os surrealistas
a revolução
de novo, a paz e o amor
a mulher sagrada
a revolução
ninguém me pode acusar
ninguém me pode apontar a dedo:
tu traíste!
Tiveste recaídas,
é certo,
sentiste-te em baixo
cometeste erros
nem sempre seguiste
a via mais ortodoxa
mas nunca perdeste de vista
o objectivo
e agora estás em Braga
à mesa da "Brasileira"
na tua cidade
abençoado sejas!


Braga, "Brasileira", 17.10.2009

2 comentários:

Anónimo disse...

ai pedro...
isso é porque não estás cá todos os dias...

A. Pedro Ribeiro disse...

acredito, acredito, sandra, mas é o que eu sinto quando estou em Braga.