sábado, 15 de agosto de 2009

O ÚNICO POETA


Sou o único poeta
que escreve nos cafés
e nas esplanadas
não vejo mais nenhum
vejo sim gajos com altos carros
com a conta recheada
gajos que subiram na vida
mas há dias
em que isso nada me diz
há dias em que estou
para além disso
nem sequer me apetece
ser realista
já há realistas que cheguem
porra!
Não tenho que ser como os outros
não tenho que ser como a maioria dos outros
não tenho que escrever o que os outros escrevem
não tenho que dizer o que os outros dizem
nem tenho de andar atrás deles
nem tenho de tomar "speeds"
como os gajos e as gajas da tarde
na televisão
nem tenho de ser simpático
com toda a gente
nem tenho de ser amigo
de toda a gente
nem tenho de dizer
poemas alegres
nem tenho de estar sempre alegre
há dias em que só me sinto alegre
depois de beber umas tantas
mesmo que esteja sozinho
e é sozinho que estou agora
uma vez mais
não é por isso que me sinto mal
habituei-me a estar sozinho
mesmo que seja Agosto
e que a Gotucha
já tenha chegado
sim, Carlos,
escrevemos sobre nós próprios
estamos sempre
a escrever sobre nós próprios
nada há a fazer
desenvolvemos este estilo
é claro que também
nos referimos aos outros
à televisão omnipresente
às riquezas
ao cacau
mas estamos sempre
a falar de nós próprios
num monólogo sem fim
é isto a vida
é isto a escrita
é isto o que sobra
de um dia de tédio.

Sem comentários: