segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BEBO E TENHO CACAU


Bebo e tenho cacau
já andei pelos outros tascos
mas sinto-me melhor
aqui na "Cristina"
as empregadas são simpáticas
e servem-me cervejas
estou contente hoje
mas o mundo aqui
continua chato
aqui ao lado
tenho uma gaja boa
mas que se saiba
não está interessada
no poeta
só falta a D. Rosa
se chegar
faço-lhe uma festa
nos outros tascos
havia uns gajos
a jogar á sueca
e a mesma pasmaceira
de sempre
nem parece que ontem
estava em Paredes de Coura
o que vale é que um gajo
vai bebendo
quero uma namorada boazona
como a Gotucha!
Quero a gaja do lado
mas a gaja não me liga
peço mais uma cerveja
a ver se a gaja me cai nos braços
não dizem que sou o poeta das gajas?
O poeta das gajas, isso queria eu
e pronto, lá se vai a gaja
e as mamas
e o cu
e a cara
não é esta que me cai nos braços
se, ao menos, soubesse
que eu estou a escrever sobre ela
bem, ao menos,
há gajas que me fazem escrever
escreve-se
e vai-se vivendo
escreve-se
e o mundo vem ter connosco
e está a fazer um ano
que o Joaquim Castro Caldas partiu
eis um gajo que eu admirava
e que continuo a admirar
uma mais, à tua saúde,
Joaquim!
E que se fodam o dinheiro, o mercado
e as conveniências
e nunca mais vem a D. Rosa
bebo e tenho cacau
por enquanto
lá se vai estoirando
uma a uma
e o sol lá fora
sinto-me em cima
apesar dos críticos negativos
dos Soares deste mundo
viver o dia
gozá-lo ao máximo
tirar dele o máximo partido
ser uma estrela
sim, uma espécie de estrela
que me perdoes, ó Artur!
Sinto-me outra vez uma estrela
e escrevo
escrevo como um cão
animal que escreve
animal nascido para a escrita
animal que quer a menina
animal que escreve o poema
sou aquele que renasce
aquele que morde a palavra
e sobe ao palco
aquele que precisa de aulas de canto
aquele que bebe
e não pára de beber
e impressiona as empregadas
que varrem
escrevo
e vou para o palco
eis a minha vida
escrevo
vou para o palco
e bebo cervejas
melhor ainda
tenho de ser senhor
assim sempre
como agora
até posso oferecer
poemas às meninas
mas não este
aqueles com mais flores
aqueles coloridos
ontem houve um fã de Joane
que disse que eu tratava mal
as mulheres nos poemas
às vezes trato
admito
mas não é por mal
é para as provocar
também tenho as minhas feridas.

Sem comentários: