terça-feira, 23 de junho de 2009

A ERA DOS POETAS


As gajas boas do lado
e a conversa do trabalho e do desemprego
interromperam a minha leitura do "Plexus"
e eu que já estava encantado
com a auto-biografia do Miller escritor
quando ele decidiu tornar-se escritor
e tentava vender as suas estórias sem sucesso
os gajos ligam muito mais ao trabalho
à disciplina do trabalhinho
as gajas ouvem mas têm mais piada
gozam com a coisa
e eu que sou como Miller
um inadaptado ao trabalho comum
que talvez um dia
venha a ser um grande escritor
apesar de não conseguir inventar estórias
ou melhor, invento as estórias no poema
e as gajas felizmente mudam de conversa
agora falam de fotografias e riem
talvez venha a ser um grande escritor
quando estiver morto
ou quando estiver na miséria
me venham salvar
talvez em vez de poeta
me torne uma espécie de profeta
dos tempos modernos
até ando a ler a Bíblia
e não há dúvida que aquela linguagem...
apesar dos 900 anos do Noé e do Abraão
e das filhas que se deitam com o pai
sim, vem na Bíblia
e um gajo está sempre a aprender
mas a crise acabou com tudo
- diz o gajo do lado
morte à crise!
Assassinemos a maldita crise!
Isto está bom para os poetas
e para os profetas
que os negócios vão todos à falência!
Viva a república dos poetas!
Que venham as gajas boas!
Que venha a loirinha
que está à minha frente!
Que venha de vez
em vez de estar a ouvir
a conversa imbecil e negociante
do gajo do lado
esta é a nova era dos poetas
do espírito, como profetizou Agostinho da Silva
abaixo os negociantes
e os mercadores
excepto aqueles que são nossos amigos
que nos dão cerveja de borla

Declaro o início da nossa era
escutai-me, povo e gajas boas!
Começo a ver a luz
I'm beggining to see the light
este é o início da nova era!
A partir de agora
acabou a era da Bolsa e do Mercado
e do capitalismo
esta é a era do espírito e dos poetas
morte ao dinheiro!
Queimemos o dinheiro na praça!
Organizemos festins
grandes celebrações
àlcool a rodos
rock dança
eis a era do espírito e dos poetas!

"Motina", Vilar do Pinheiro, 22.6.2009

Sem comentários: