quinta-feira, 23 de abril de 2009

O FASCISMO AINDA EM SANTA COMBA DÃO

A praça é conhecida por Largo da Praça
Resistentes Antifascistas indignados com a escolha do nome Salazar para praça central de Santa Comba Dão
23.04.2009 - 09h06 Sandra Ferreira
A polémica está instalada em Santa Comba Dão. O presidente do município, João Lourenço (PSD), escolheu as comemorações do 25 de Abril para inaugurar, nada mais, nada menos, do que a Praça de António Oliveira Salazar, nome do ditador, natural do concelho. "É uma provocação", considera Alberto Andrade da União dos Resistentes Antifascistas (URAP), referindo-se à escolha do autarca.

O anúncio está divulgado no site do município. O presidente da autarquia, João Lourenço, considera que a escolha da data é uma "coincidência feliz" por ser sinónimo de que as obras de requalificação da praça estão concluídas.

O autarca explica que pretendia fazer a inauguração da praça num feriado e, como as obras estavam prontas, não viu qualquer razão para fazer adiamentos. Considera que as comemorações do 25 de Abril devem incluir inaugurações de obras "relevantes" para o concelho. "Se fosse no dia 1 de Maio, seria nessa data, mas como estão prontas agora será no dia 25 de Abril", argumenta. Lourenço exclui qualquer significado político pela decisão tomada, a não ser a de "maturidade política". Se assim não fosse, adianta, não seria possível inaugurar a praça com o nome do ditador no mesmo dia em que se assinala a Revolução dos Cravos, afirma.

Alberto Andrade da URAP tem outro entendimento e fala em "provocação directa aos capitães de Abril, a todos os democratas e à constituição portuguesa". E escolhe três adjectivos para classificar a escolha do presidente, eleito pelo PSD: "Irresponsável, fascizante e salazarenta."

João Lourenço devolve a crítica, afirmando que "mais fascista" é quem insiste em querer "apagar da memória um homem, que quer se goste ou não, faz parte da história". Assegura que apesar de estar empenhado em concretizar o Centro de Estudos do Estado Novo, nas antigas casas da família do ditador, em Vimieiro (Santa Comba Dão), não é simpatizante de Salazar. Mesmo assim, admite que poderia ter evitado a polémica se tivesse optado por divulgar a obra pelo nome que é conhecida (Largo da Praça) em vez de António Oliveira Salazar.

De qualquer forma, "a praça tem o nome do ditador e é algo que não podemos negar", argumenta João Lourenço. A Praça de Salazar fica situada na zona urbana da cidade, em frente à Junta de Freguesia de Santa Comba Dão, onde existem muitas tasquinhas. Os festejos do município foram divulgados há cerca de uma semana, sem que qualquer cidadão se tenha mostrado incomodado, assegura o autarca. E diz não reconhecer qualquer autoridade à União de Resistentes Antifascistas, acusando mesmo a organização de ter uma visão "totalitária".

As comemorações do 25 de Abril em Santa Comba Dão incluem o lançamento de um livro e exposição de Hugo Coimbra intituladas Guiné. Saudade e Sofrimento, porco no espeto e a actuação da Tuna Santo Estevão.

www.publico.clix.pt

Sem comentários: