sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

OS MEUS AMIGOS


Ao André


os meus amigos
pagam-me jantares
e dão-me cerveja
se não fosse isso
levava uma vida casa-café
café-casa
como aqui em Vilar do Pinheiro
apesar da Maria e das outras senhoras
serem muito simpáticas
e de nunca me perguntarem qual a minha profissão
e de me deixarem ficar a dever 10 cêntimos

as últimas vezes
que tenho bebido
não me tenho sentido eufórico
limito-me a observar os outros
a cantar e a tocar viola
já quase esqueci a euforia do ano novo
ouvia vozes
o que vale é esta história do primeiro-ministro
para um gajo se rir um bocado
senão era a pasmaceira do costume
com uns copos a mais
com uns copos a menos
bem, sempre é melhor
do que andar por aqui
movido a café
sem movida nenhuma
quando um gajo sai à noite
sempre há a perspectiva da diversão
e os amigos
que nos pagam
copos e jantares.


Vilar do Pinheiro, 30.1.2009