segunda-feira, 6 de outubro de 2008

POVO E TRABALHO


Essa coisa do povo e da glorificação do trabalho, sabes, já me faz confusão. POrque raio terei eu de defender o povo quando o povo é imbecil e ignorante por culpa própria? O povo perde-se em intriguices, o povo come fofoquices, o povo come bola, o povo come tudo o que lhe dão das revistas cor de rosa à televisão. Afasta-te do rebanho, da multidão! O povo é comido de cebolada, só reage quando lhe mexem no bolso. Quando está em causa o dinheirinho qualquer analfabeto se agarra à carteira. Podem não saber mais nada mas sabem lidar com o dinheirinho. O povo não tem consciência que anda a ser comido pela sociedade-espectáculo, pela especulação financeira, pelos media. Se não queres ler, o problema é teu! Não sabes o que perdes! Tenho pena dos que não sabem ler nem escrever, dos outros não. É tempo de acabar com a glorificação do povo, do povo trabalhador. Essas velhas bandeiras da esquerda e até de alguns libertários são obsoletas. O povo não merece ser glorificado. O povo rejeita o filósofo e o poeta, sobretudo quando eles aparecem com as vestes da pobreza. Ah, Nietzsche! Ah, Zaratustra! Como és sublime! Afasta-te do rebanho! Afasta-te da multidão! Eles não te merecem. Fala apenas com os poucos que te ouvem. Não trabalhes! Não te sujeites a chefes, a regras repressivas, ao Estado! Cria!

2 comentários:

Claudia Sousa Dias disse...

olá...hoje passei por aqui...no que toca ao vil metal sou um pouco perdulária o que em tempo de crise é quase um suicídio...

ontem tentaram converter-me às testemunhas de Jeová, afirmando que "a Bíblia dá resposta para tudo..."

eu respondi: "também o Corão".

A miúda - lindíssima, se a visses apaixonavas-te por ela de maneira fulminante - disse-me que ia fazer uma pesquisa e que depois me contactava para confrontar...

O que me choca nesta história é que não se trata de uma pessoa ignorante, mas de uma enfermeira - muito jovem e que não consegue emprego - e que procura a anestesia na religião. A última esperança.

Afinal entre isso e a morfina...

CSd

A. Pedro Ribeiro disse...

é o ópio do povo...