segunda-feira, 19 de março de 2007

A NOVA ALIANÇA

A FRENTE GUEVARISTA LIBERTÁRIA (FGL) e o PARTIDO SURREALISTA SITUACIONISTA LIBERTÁRIO (PSSL) pretendem constituir-se em partido/movimento político legalizado, sob a designação de ALIANÇA NIETZSCHEANA DIONISIACA REVOLUCIONÁRIA E LIBERTÁRIA (ANDRL). A ANRL é constituída por dissidentes do Bloco de Esquerda, partido que consideramos uma traição aos ideais revolucionários ao converter-se num pretenso poço de virtudes, evangelista e moralista, numa seita de damas castas que dispara tiros em todas as direcções sem olhar para o próprio quintal (leia-se Câmara de Salvaterra de Magos). A ANDRL é também constituída por libertários individualistas e colectivistas, xamãs e artistas nietzscheanos e dionisíacos, livres pensadores e revolucionários apartidários apoiantes dos movimentos anti-capitalistas da Europa, da América Latina e de Hugo Chávez.
A ANDRL assume-se ainda como próxima dos movimentos situacionista e surrealista e vê o Amor, a Liberdade, o Sexo e a Insubmissão como uma só realidade que se opõe ao poder, ao tédio e à exploração capitalista, mercatilista, liberal e social-democrata. Revê-se no exemplo de Ernesto "Che" Guevara que nunca se rendeu aos encantos do poder, preferindo continuar a lutar por todos os oprimidos à face da Terra.
A ANDRL revê-se também no poeta/mago/filósofo Nietzsche, sobre o qual escreveu Stefan Zweig: "Nietzsche dá início à sua guerra, a mais terrível das suas campanhas guerreiras contra tudo o que sobre a terra quer limitar, conter a luminosidade, a alegria, a clareza, a autonomia da vida e a limpidez solar que dela decorre. (...) Só nas personalidades trágicas podemos tomar consciência da profundidade do sentimento humano. E só nos espíritos desmesurados a Humanidade pode reconhecer os limites máximos da sua própria medida".

MANIFESTO DOS 37

Apetece-nos dizer com os situacionistas que “nada queremos de um mundo no qual a garantia de não morrer de fome se troca pelo risco de morrer de tédio” (Raoul Vaneigem, A Arte de Viver para a Geração Nova). Apetece-nos dizer com André Breton que “a ideia de revolução é a melhor e mais eficaz salvaguarda do individuo” (“La Révolution Surrealiste”, nº4). Apetece-nos estar com a subversão. Com a crítica radical à ditadura do consumível, da mercadoria, do quantitativo, do défice. Apetece-me estar do lado da liberdade, da liberdade absoluta contra a ilusão da liberdade de compra e venda, da sobrevivência, da “sobrevida” que substitui a vida, do quotidiano insuportável, do tédio.Apetece-nos estar com os poetas malditos. Com Rimbaud, com Baudelaire, com Nietzsche, com Sade, com Lautréamont a infernizar tudo quanto é direitinho, conforme às normas, castração.Apetece-me estar contra todas as formas de autoridade, opressão e dominação. Apetece-nos estar do lado da rebelião.Apetece-nos dizer que já nada acreditamos nos partidos instituídos, mesmo nos de esquerda. Que lutar por lugares dentro da democracia burguesa é aceitar como irreversível a democracia burguesa e, portanto, afastar totalmente do horizonte a revolução, mesmo que se continue a falar na construção da sociedade socialista. E não há transições pacíficas para o socialismo. Como escreve António José Forte (António José Forte, Uma Faca nos Dentes):”Que diálogo pode haver entre o condenado à morte e o carrasco que o conduz ao patíbulo?”.Apetece-nos dizer que acreditamos na poesia e no amor como formas subversivas. Que acreditamos em actos provocatórios, em agitações espontâneas que ridicularizem o instituído, no terrorismo poético. Que a criatividade é o último reduto da rebelião.»
(A. Pedro Ribeiro e outros, "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro. Manifestos do Partido Surrealista Situacionista Libertário", Objecto Cardíaco)

"Assim fala a sabedoria de ave: repara, não há alto nem baixo! Atira-te para todos os lados, para a frente, para trás, homem leve! Não fales! Canta!" (Nietzsche, "Assim Falava Zaratustra")

"O Maravilhoso exprime a necessidade de ultrapassar os limites impostos pela nossa estrutura, de atingir uma maior beleza, um maior poder, uma maior duração. Ele é a estranha lucidez do delírio" (Pierre Mabille, "O Maravilhoso")

Pela ALIANÇA NIETZSCHEANA DIONISIACA REVOLUCIONÁRIA E LIBERTÁRIA (ANDRL),
António Pedro Ribeiro
Carlos Bizarro

TEL. 229270069
http://partido-surrealista.blogspot.com
http://tripnaarcada.blogspot.com

Sem comentários: