sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ANIMAL DE PALCO

Não tenho motivos para estar deprimido. Tenho publicado livros, tenho recitado, tenho feito política. O que quer dizer que tenho estado activo, que mesmo que me levante tarde produzo. Na verdade, apetece-me berrar, desassossegar esta gente. Adoro estar em palco, apesar do nervosismo inicial. Adoro ver as caras do público, os sorrisos, as palmas, o riso. Dizem que sou um animal de palco. Nem sempre o serei. Mas creio que na maioria das vezes o sou. Adoro ser o poeta maldito.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GLÓRIA

Ontem no Pinguim tive momentos de glória. Sobretudo com o poema "O Nome nos Jornais". De facto, tenho tido o nome nos jornais mas isso ainda não faz de mim uma estrela. Sou conhecido e reconhecido em alguns meios, nada mais. Brilho em certas noites com certos poemas. Os poemas humorísticos normalmente resultam melhor. Apesar de não ter o êxito dele sinto-me como o Bukowski. Um poeta que bebe, crítico em relação à sociedade. Um poeta maldito. Provavelmente serei coroado depois de morto, como diz o Rui Azevedo Ribeiro. De qualquer modo, já tenho uma obra. Ao que consta, no geral, boa. Outros vão partindo. Eu permaneço aqui na confeitaria de Vilar do Pinheiro. Produzo textos, poemas. Às vezes estou em baixo, outras em cima.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A OBRA

Enriqueço-me com Sócrates e Platão. Sou daqueles que procuram perpetuar-se na obra e não na descendência. Sou um poeta. Ainda não sou um grande poeta mas pretendo chegar lá. O que me motiva é a busca da sabedoria. Não o ganhar a vida, não os mexericos, não esta vida de andar atrás do dinheiro. O que me motiva é também a arte, a criação, o vadiar, o andar à solta. E, claro, o amor, a liberdade. É preciso amar para sermos humanos. É preciso que nos dêmos. Que transmitamos o que sabemos. Que nos dediquemos à causa da humanidade.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONTINUEMOS COM A VIDINHA

Há gente que parece sempre contente, que não questiona, que não põe em causa, que se vai safando, adaptando. Não são como nós, diz o Rui Azevedo Ribeiro. Como se o capitalismo e a máquina mediática não nos fossem fazendo a cabeça. Como se o dinheiro não fosse o deus a que todos obedecem. Como se a vida fosse assentar, arranjar um trabalho, ver televisão e depois morrer. Como se o mercado fosse um valor eterno. Não, deixemos andar. Continuemos com as nossas conversas. Está tudo bem. Tudo corre. Desde que venha o dinheirinho ao fim do mês. Desde que continuemos com a vidinha. Continuemos a beber copos, como se nada fosse. O mundo é um paraíso. Não questionemos. Não ponhamos em causa. Estamos a ser tramados pelos mercados, pela troika. Estamos a ser comidos todos os dias. Não há brilho. Ouçamos os comentadores do sistema, os políticos do sistema. Deixemo-nos anestesiar. Vivamos no engano. Sacrifiquemo-nos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O 13º LIVRO

Sou um escritor, um poeta. Vou no 13º livro, o 10º nos últimos 8 anos. Não, não creio que me esteja a precipitar. Os textos de "O Caos às Portas da Ilha" já estavam prontos antes dos "Poemas de Natal para Homens Crescidos". Eu preciso de falar ao mundo, de expressar as minhas ideias. Preciso mesmo de mostrar-me ao mundo. Já me tenho mostrado, é certo. Com o "Café Paraíso" fui à Antena 1 e ao "Alvinex". Com o "Fora da Lei" fui à "Prova Oral" do Fernando Alvim e ao programa do Valter Hugo Mãe no Porto Canal. Outros também tiveram cobertura mediática, a começar pela "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro". Tem sido um longo percurso. É claro que poderia ter trocado este ou aquele texto por outro. Mas agora está feito. Lanço mais um livro ao mundo. Estou feliz. Muito feliz. Que venha muita gente ao lançamento. Que o mau tempo se afaste no sábado. Em grande parte do livro falo de mim. Não leveis a mal.
Sou um escritor, um poeta. Começo a ter responsabilidades perante os meus admiradores. Não estou como há 13 anos. Não estou vencido ou incapaz de falar. Vivo. Sonho. Sou.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O SOCIALISMO COMO LIBERTAÇÃO

"O socialismo só tem sentido como libertação dos indivíduos das suas preocupações económicas para que possam enfim abrir-se aos verdadeiros problemas da alma, aos aspectos interiores, silenciosos e irracionais da vida humana", escrevem Michael Lowy e Robert Sayre em "Revolta e Melancolia", a propósito de Ernst Bloch. Daí que o mundo do primado da economia, do cálculo, do interesse, das percentagens tenha de ser ultrapassado. O homem deve dedicar-se aos problemas da alma, ao amor, à liberdade, deve enriquecer a sua vida interior, deve cultivar-se. O homem deve dedicar-se ao que é gratuito, qualitativo, dádiva. Deve voltar à criança que foi, deve brincar com a vida e desenvolver plenamente as suas potencialidades fora das pressas, das pressões, das castrações da sociedade capitalista.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ESTE MUNDO NÃO PRESTA

Em Portugal 83 mil pessoas perderam os apoios sociais. Só 45% dos desempregados recebem o subsídio de desemprego. Onde está o "milagre económico"? Onde está a recuperação apregoada pelo Governo? Há cada vez mais pessoas na pobreza ou em vias disso. É desumano. 
Para além do mais, somos governados pelas leis da economia e da técnica, pela ideologia do rendimento e do progresso que tudo devora. É a desnaturação das relações humanas, o mundo das mercadorias, o "Big Brother" mediático, a destruição e marginalização de todos os valores espirituais. Não, esta sociedade não presta. Destrói o ser humano, converte-o em escravo do seu semelhante- aqueles que governam, que dirigem as grandes multinacionais, os investidores, os especuladores, os agiotas. Nunca o espírito e o coração do homem foram tão violentados. Nunca foi tão urgente tomar a palavra e passá-la. Sim, o capitalismo vai rebentar nem que seja daqui a 20 ou 30 anos. O homem e os seus ideais estão feridos de morte. Urge uma tomada de consciência. Eles querem destruir a nossa vida. O andar livre pelas ruas, a discussão livre, a criação. O homem livre. Amor, liberdade, poesia- gritam os surrealistas. Discutamos o homem, proclamemos o homem livre. Juntemo-nos. Reinemos sobre os merceeiros.